GERAL

Ataíde passa mal e é levado para a Santa Casa

VARGINHA (MG) - O ex-prefeito de Passos (MG), Ataíde Vilela (PSDB), preso desde a última quinta-feira (9) na Operação Purgamentum do Ministério Público, passou mal durante transferência para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Ataíde seria transferido para a região metropolitana de Belo Horizonte na manhã deste sábado (11), mas durante o trajeto foi levado de volta a Passos.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o ex-prefeito foi levado pelos agentes de segurança penitenciários para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Passos. Da UPA, ele foi transferido para a Santa Casa da cidade, onde permanece internado. O hospital não informou o motivo do atendimento, nem o estado de saúde.
A previsão é que a transferência aconteça assim que ele receber alta do hospital. Segundo os advogados, a transferência foi um pedido para que Ataíde fique em cela especial, por ter diploma universitário.
O ex-prefeito foi preso durante a Operação Purgamentum, que investiga fraudes em contratos com empresas de coleta de lixo e limpeza urbana. A Operação Purgamentum prendeu oito pessoas em Passos. Além do ex-prefeito, foram detidos a ex-secretária de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos (MG), Sônia Maria de Oliveira, o ex-diretor de limpeza urbana, Gleison Santos Martins, três servidores do Departamento de Obras e dois funcionários da empresa Seleta Meio Ambiente.
Segundo o Ministério Público, os presos estavam envolvidos em irregularidades na execução dos contratos com empresas de limpeza urbana.
Também foram cumpridos mandados em seis cidades do interior de São Paulo. Ao todo, as unidades do Ministério Público de Passos e de Ribeirão Preto (SP) cumpriram 15 mandados de prisão, 44 de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva.
Fraude
Ministério Público de Passos (MG) ouviu nesta sexta-feira (10) seis dos oito suspeitos presos na "Operação Purgamentum", que investiga fraudes em licitações com empresas de coleta de lixo. Os envolvidos contaram como funcionava o esquema, que teria desviado mais de R$ 11 milhões da Prefeitura de Passos (MG). O golpe acontecia na pesagem. O ex-prefeito de Passos, Ataíde Vilela (PSDB), continua no presídio da cidade. O depoimento dele ao Ministério Público é um dos mais aguardados e deve acontecer no início da próxima semana.
Segundo o Ministério Público, o esquema enriqueceu uma organização criminosa composta por políticos, servidores públicos e empresários. "Na verdade, os investigados em resumo em geral, eles confirmaram a adulteração das pesagens para fraudar as medições do serviço de lixo", disse o promotor Paulo Frank.
Os crimes aconteciam de três maneiras: primeiro no favorecimento da licitação da coleta de lixo. Depois, na adulteração da balança, sempre constando pesos a mais. Por último, na pesagem de caminhões com a mesma carga. A balança ficava a cerca de 10 Km do aterro. O mesmo caminhão pesava com a mesma carga duas ou três vezes ao dia. A prefeitura pagava a empresa por toneladas de lixo recolhido. "O que nos parece, o que as provas indicam, é que havia um acordo com os agentes políticos e realmente, quanto maior o número, esse dinheiro em tese voltaria para o agente político como propina", disse o promotor Fabrício José da Fonseca Pinto.
A balança manual foi substituída por uma eletrônica, instalada no mesmo terreno do aterro. Mas, na época, a balança usada era uma alugada para a empresa "Seleta". Quem tinha todo o acesso eram os funcionários. "A responsabilidade era da prefeitura, eles tinham os balanceiros próprios, aí chegava o caminhão cheio, eles pesavam, depois vinha um novo caminhão vazio, pesava a tara", disse o filho do dono do aterro, André Cardoso Nogueira.
Das oito pessoas presas durante a operação na quinta-feira (9), seis já foram ouvidas no Ministério Público de Passos. Segundo o promotor responsável, esses depoimentos estão sendo fundamentais para a Justiça entender como acontecia a lavagem do dinheiro. "Em muitas vezes em nome de terceiro, familiares, mulher e alguns laranjas. Então há uma linha de investigação que demonstra uma possível lavagem de dinheiro por meio da transferência de bens", completou o promotor Fabrício.
Todo o material apreendido na operação foi levado para Belo Horizonte para análise. O Tribunal de Contas também ajudou o Ministério Público, apresentando provas que confirmam as irregularidades das empresas Seleta e Filadélfia. "Os investigados precisam ser ouvidos todos eles e analisada toda a documentação apreendida. Basicamente é o que falta pra gente concluir essa investigação e novos desdobramentos da investigação", completou o promotor Paulo Frank.
O advogado de Ataíde Vilela, Bernardo Simões Coelho, diz que ainda está estudando o processo, mas que não vê provas contra o ex-prefeito. Além do ex-prefeito, continuam presos Sonia Maria Oliveira, Gleison Santos Martins, Adriano dos Santos, Onofre Serafim de Barros, Mario da Silva, Antônio Aparecido Nivaldo e José Pereira da Silva. O advogado de Sônia disse que a ex-secretária não teve participação em nenhum esquema de fraude e que deverá entrar com um pedido de habeas corpus.
Jefferson Rodrigues Faria, que defende José Pereira da Silva, disse que seu cliente está colaborando com as investigações. Até a publicação desta reportagem, os advogados dos outros envolvidos ainda não tinham sido encontrados.
Transferências
O dono da empresa Seleta, Jorge Saquy Neto e o funcionário Fernando Gonçalves de Oliveira, que estavam presos em Ribeirão Preto (SP), foram transferidos na tarde desta sexta-feira (11) para o Presídio de Passos. Eles passaram pela delegacia da cidade, mas não prestaram depoimento. Eles devem ser ouvidos na próxima semana.
O advogado Samuel Solito de Freitas Oliveira, que defende a empresa Seleta, além do dono e do funcionário, disse que ainda não teve acesso ao processo e, por isso, não vai se manifestar sobre o caso. O promotor Paulo Frank informou também que mais de R$ 9 milhões das contas das empresas investigadas e dos suspeitos presos na operação foram bloqueados.
G1 Sul de Minas
- Estas informações podem ser lidas no Facebook (Ézio Santos e passosmgonline) e devem ser compartilhadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

24-
11
07
13
15
22-
08
E
B
Yama-16.03.14
18
03
WELLS---160816
09
05

 

 

 

 

Últimas - Geral

Leia mais

Nosso Cŕedito e Sebrae...
PASSOS (MG) - Acontece na noite desta terça-feira (21), no Clube Passense de Natação (CPN), em Passos, o 'Seminário de Desafios do Crescimento'. A realização é da cooperativa de crédito, Sicoob Nossocrédito, em parceria com o Sebrae-Minas, regional Passos. Além dos associados...
Passos recebe o 'Seminário...
PASSOS (MG) - Acontece na noite desta terça-feira (21), no Clube Passense de Natação (CPN), em Passos, o 'Seminário de Desafios do Crescimento'. A realização é da cooperativa de crédito, Sicoob Nossocrédito, em parceria com o Sebrae-Minas, regional Passos. Além dos associados...
Procon Municipal dá dicas...
PASSOS (MG) - Dia 24 de novembro deste mês, próxima sexta-feira, diversos estabelecimentos comerciais, principalmente lojas virtuais e de departamentos, vão realizar campanhas divulgando promoções para atrair a atenção dos consumidores prometendo grandes descontos sob o slogan ‘Black Friday’. O...
Parceria une ACISSP à...
PASSOS (MG) - A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP), entidade cooperada do Senar Minas, firmou parceria com a prefeitura de São Tomás de Aquino para capacitação dos produtores rurais daquele município. A...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na Rua dos Engenheiros, 119, Bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Cód. - Vaga - Ocupação e Observações - Nº de...
Sub-11 do CPN é...
PASSOS (MG) - Sem perder nenhum jogo na fase final do Campeonato Mineiro de futsal sub-11, o time do Clube Passense de Natação (CPN) terminou como vice-campeão da competição, perdendo o título para o Olympico Clube, apenas pelo critério dos gols averege, que é a média dos gols feitos com os...
Flipassos 2017 será aberta...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) promove a segunda edição da Feira Literária de Passos (Flipassos) que acontece entre 22 e 25 de novembro, em diversos pontos da cidade. Logo antes da abertura oficial, às 9h, haverá a...
Ex-atiradores comemoram 40...
PASSOS (MG) - Não é fácil reunir 51 ex-atiradores, alguns com seus familiares, mesmo sendo em uma bela e excelente chácara, para a confraternização dos exatos 40 anos que serviram o Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra 04-014 de Passos, no primeiro semestre de 1977. Mas a verdade é...
Cursos oferecidos pelo Senar...
Período de 20 a 25 de novembro de 2017 FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL Trabalhador na fabricação e conservação de alimentos / Beneficiamento de frutas Sindicato de Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro (35) 3561-1475 21/11/17 a 22/11/17 Carmo do Rio Claro Criador de peixes /...
Definido o calendário...
BELO HORIZONTE (MG) - Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta quarta-feira (15) a resolução que estabelece o calendário escolar para a rede estadual de ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, o próximo ano letivo terá início no dia 5 de fevereiro e terminará no dia 14 de...