POLÍTICA

Carmo: Vereadores apontam problemas e sugestões

PASSOS (MG) - Os vereadores levam ao Poder Executivo indicações para melhor atender os carmelitanos. São sugestões para serem pensadas e problemas para serem resolvidos. Na 38ª reunião também teve indicação atendida que vinha sendo cobrada há tempos.
A vereadora Angela Vitor (foto) abriu o expediente de vereadores. Sugeriu à Prefeitura que estude a possibilidade de interditar a Rua Monsenhor Mário, por volta das 11h30 e das 17h. Este é o horário em que terminam as aulas no Colégio Monsenhor Mário, formando uma aglomeração de alunos na referida rua. A indicação tem o objetivo de proteger os estudantes que hoje transitam pelo local junto com o tráfego de veículos.
Angela também pediu que as rampas de acesso destinadas a deficientes físicos nas vias públicas sejam pintadas e sinalizadas para evitar que motoristas estacionem interrompendo o acesso. Ainda neste tema, solicitou a construção de rampas de acesso para cadeirantes em locais públicos que ainda não a possuam.
O vereador Filipe Carielo pediu à Prefeitura que providencie o conserto de um mata-burro localizado no bairro dos Balbinos, próximo ao José Lara, que estragou e está danificando veículos. O vereador informou que o transporte de estudantes também passa por esse mata-burro, o que aumenta a necessidade de reparo.
O vereador Sandro Deoclésio de Oliveira pediu ao setor responsável da Prefeitura que verifique um bueiro obstruído no bairro São Benedito, próximo à Praça Argentino Rodrigues de Oliveira. “Tem um bueiro que está entupido e agora, com o tempo de chuva, está ficando sem condições de passar”, informou Sandro Pescador.
Já o vereador José Joaquim Silva informou que o forro da biblioteca – também localizada próximo da Praça Argentino Rodrigues de Oliveira, caiu e o espaço está cheio de fezes de pombo. O mesmo vem ocorrendo com a farmácia municipal, ao lado da biblioteca.
Zé Pequeno ainda pediu que o Executivo faça uma ponte próxima à residência do Sr. Paulo Osório, no Castelhano, e que conserte um mata-burro que está estragado a mais de ano. “Arrumar o mata-burro, sentido Morro Cavado, lá no Tião Otaviano. Está fazendo um ano que esse mata-burro está quebrado e ele está cobrando. Já veio aqui na Câmara e cobrou a gente. Vamos ver o Prefeito faz lá logo”.
O presidente da Câmara, Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo, vem cobrando com frequência do Poder Executivo que cuide da limpeza da cidade, pedindo principalmente que o mato espalhado pela cidade seja cortado. De acordo com Pão de Queijo, a Administração contratou operários e o trabalho já pode ser verificado. “Como a gente tem acompanhado, as ruas do nosso município, as praças, estavam uma sujeira e hoje, já notei que os funcionários que fizeram processo seletivo para operário já começaram a dar uma limpada. Até tardiamente, mas, pelo menos começou. Então, a gente parabeniza a atitude, mesmo achando que não poderia ter chegado no ponto que está. Mas, mesmo assim, parabenizar a equipe do Prefeito por tomar uma atitude”, disse Juliano.
As sessões ordinárias são realizadas às segundas-feiras, às 17h30. A participação da comunidade é sempre importante, mas, para dar visibilidade às discussões ocorridas nas reuniões, a Câmara de Carmo do Rio Claro conta com uma página na rede social Facebook: @camaramunicipaldecarmodorioclaro e com o site institucional: www.carmodorioclaro.cam.mg.gov.br
Homenagem
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 048/2017 de autoria do presidente da Casa, Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo. O projeto trata de denominação de logradouro público em homenagem a um cidadão carmelitano.
“O projeto é para nomear a Praça do Porto Rico II. A pessoa que está sendo homenageada é o Sr. sebastião André, mais conhecido por Duca André. Teve doze filhos, era pedreiro, ajudou no crescimento do município e atuou também como pequeno produtor rural. Então, acho que é digno de receber essa honraria”, justificou Pão de Queijo.
Duca André foi casado com a Senhora Maria Ap. Silva e faleceu em setembro de 2014.
Queima do Alho
O vereador Paulo Marcelo Silva fez uma moção de aplausos aos organizadores dos eventos em comemoração ao aniversário da cidade e outra às comitivas que realizaram a Queima do Alho em benefício do Lar Nossa Senhora do Carmo no último fim de semana. Paulão também chamou a atenção para a postura de pessoas que participaram do evento, mas não adquiriram os pratos e garfos que estavam sendo vendidos para angariar recursos para a entidade. As comitivas ofereciam a comida e os visitantes deveriam adquirir os utensílios. “Pessoas que poderiam estar ajudando a entidade e não ajudaram. Um pratinho e um garfo custando R$ 4, e eu chegar a ver oito pessoas comendo em um pratinho só, sabendo que o recurso seria para o Lar Nossa Senhora do Carmo”.
De acordo com o vereador, foram arrecadados R$ 2.800 e esse valor poderia ter sido maior se todos tivessem contribuído. Paulão também informou que Carmo do Rio Claro entrou no roteiro da Queima do Alho e no ano que vem, na mesma data, o evento será realizada novamente.
Desfile dos 140 anos
O vereador João dos Reis Vilela participou pela primeira vez do desfile realizado pelas escolas instaladas no município em homenagem ao aniversário da cidade. Em comemoração aos 140 anos de emancipação política, completados no dia 05 de novembro, o tema deste ano foi: “O antes e o depois/ Nossas riquezas e sabedorias”.
“Eu quero aqui parabenizar todas as escolas que participaram do desfile, foi a primeira vez que eu vim e eu gostei muito. Muito bonito. Gostaria de destacar também a escola lá das Três Barras que apresentou os carros de boi”.
João do Tiãozão disse também que gostou muito das apresentações das fanfarras e lamentou o fato da Fanfarra Municipal não estar ativada. O vereador ainda parabenizou o Colégio Vencer por manter um projeto de Fanfarra na escola e observou que gostaria de ter um na escola Lídio José Marques, no Distrito da Vilelândia.
Corte em verbas
Juliano participou de uma reunião em São Sebastião do Paraíso, a convite do Departamento de Assistência Social do Carmo. Na ocasião, foi discutido o corte de recursos para a pasta do departamento por meio do governo federal.
Pão de Queijo pediu aos demais vereadores que entrem em contato com os Deputados Federais pedindo que essa proposta não seja aprovada. Participaram dessa reunião, representantes de 34 municípios da região.
AC da CMCRC
- Estas informações podem ser lidas no Facebook (Ézio Santos e passosmgonline) e devem ser compartilhadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

07
15
09
11
B
WELLS---160816
Yama-16.03.14
05
22-
E
24-
13
18
03
08

 

 

 

 

Leia mais

Energia pode ser a mais cara...
BELO HORIZONTE (MG) - Considerada 'perversa', metodologia de revisão tarifária da energia elétrica ensejará um aumento médio nas contas da Cemig de 25,87%. Se a proposta for aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Estado terá o maior acréscimo dos últimos...
Programa de recuperação de...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Os vereadores aprovaram em primeira deliberação o Projeto de Lei 006/2018 que trata do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Procrefis). Prevê o parcelamento em até três vezes e descontos no pagamento de juros e multas decorrentes de créditos fiscais vencidos...
Basquete e futsal do CPN...
PASSOS (MG) - O final de semana será movimentado para o basquete e o futsal do Clube Passense de Natação (CPN). Ambas modalidades entram em quadra para jogos da Copa Difusão, em Machado nesta sexta-feira (20), e da Liga Riopardense, em Casa Branca (SP), no domingo (22), respectivamente. O basquete sub-14 (foto), comandado por...
Secretaria faz palestra sobre...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira (17), uma palestra com a veterinária Sônia Maria Bueno Rondinelli, especialista com título de mestra e doutora. Ela falou sobre a...
PL proíbe cobrança de...
PASSOS (MG) - A Câmara Municipal de Passos analisa o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Rodrigo Maia (PP) que dispõe sobre a proibição do corte dos serviços de fornecimento de água e da cobrança de religação, em caso de corte no fornecimento por falta de pagamento em Passos. A...
Renato se reúne com o...
BRASÍLIA (DF) - Nesta quarta-feira (18), o deputado federal passense, Renato Andrade, esteve em reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para tratar sobre medidas iniciais para o enfretamento dos ataques as agências bancárias das regiões Sul e Sudoeste de Minas. A primeira...
Pratápolis EC lança...
PRATÁPOLIS (MG) - O Pratápolis Esporte Clube está realizando uma campanha junto à população, principalmente aos desportistas da cidade, para realizar a quitação do débito junto a prefeitura, tendo em vista que não consegue a CND Municipal. Por isso, impossibilita de protocolar projetos...
Concessionária entre...
DIVINÓPOLIS (MG) - A AB Nascentes das Gerais encerra nesta quinta-feira (19), em Divinópolis, a entrega de prêmios aos vencedores do Concurso Mandando Bem no Trânsito, atividade que consta no Plano de Gestão Social (PGS) da concessionária, que visa promover educação para o trânsito nas escolas...
CPN conquista 98 medalhas em...
PASSOS (MG) -  Dias 13 e 14 deste mês, em Poços de Caldas, Sul de Estado, os garotos e garotas da equipe de competição do Clube Passense de Natação (CPN) disputaram o 2o. Torneio Regional Sul de Natação promovido pela Federação Aquática Mineira (FAM). As provas foram...
Prefeitura entregas apostilas...
PASSOS (MG) - O prefeito Renatinho Ourives, juntamente com alguns vereadores e a secretária Municipal de Educação, Zinete Guimarães Rattis, fizeram a entrega de apostilas de educação infantil na Escola Municipal Professora Ângela Aparecida da Silveira. Nas próximas semanas serão entregues em...