REGIÃO

Usuários estão sem balsa para travessia

CARMO DO RIO CLARO (MG) - O vereador Filipe Carielo (foto) informou que foi procurado por usuários da balsa do Itapiché e estão solicitando o retorno da embarcação que está sem realizar travessia no Lago de Furnas desde o dia nove deste mês. “Pediu que a gente fizesse essa solicitação à prefeitura que resolvesse o problema da balsa do Itapiché. De acordo com eles, está desde quinta-feira (9) sem funcionar. A informação que obtiveram é que foi transferida para outro local, não está funcionando lá. Ficaram um tempo muito grande sem utilizar a balsa porque ela teve problema e depois, logo em seguida, quando foi consertada, ficou ausente novamente” disse.
Filipe ressaltou que as balsas vêm tendo problemas constantemente e essa sequência precisa parar, pois prejudica os moradores que dependem dela para realizar percursos mais curtos. Chamou atenção para a obrigatoriedade de Furnas de arcar com a manutenção nas embarcações, já que ela explora todo o potencial da represa.
Sobre o tema, a vereadora Angela Vitor relatou informação obtida junto à prefeitura de que Furnas deixou de pagar a empresa que faz manutenção na balsa do Itaci. Ela foi informada também sobre o deslocamento da balsa do Itapiché sob a justificativa de que o trajeto percorrido pelos moradores do distrito aumenta em mais de 40 quilômetros até a cidade. Para os usuários da balsa do Itapiché, o trajeto aumenta cerca de 20 quilômetros. “Eles me falaram: nós vamos retirar a balsa do Itapiché, vamos passar para o Itaci. Nesse meio tempo ficou marcado do Prefeito, eu e o setor responsável nos reunir com a comissão dos usuários da balsa para que possamos ir até Furnas”. A vereadora disse que mais do que exigir a manutenção e conserto das balsas, eles pretendem solicitar uma balsa nova visto que a utilizada no Itapiché está em funcionamento a mais de 60 anos.
O presidente da Câmara, Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo, recebeu notícias de que a balsa do Itapiché está com o reversor quebrado e o preço desta peça seria próximo dos R$ 40 mil. De acordo com Juliano, há 40 dias a prefeitura está buscando a solução junto a Furnas sem obter retorno. Outro problema da embarcação parece afetar o casco que está cedendo. “Essa balsa pode trazer sérios problemas para o município daqui uns dias de até afundar. O que a pessoa responsável da prefeitura alegou é que ela precisa de uma reforma urgente”.
A vereadora Angela pediu a união de todos os vereadores para lutar pela permanência das balsas conservadas e garantir esse direito ao cidadão que depende dessas embarcações.
Vilelândia
O vereador João dos Reis Vilela pediu ao prefeito que conserte os mata-burros que estão quebrados no Distrito de Vilelândia. “Tem uns mata-burros lá que as beiradas já quebraram tudo. O mata-burro do Piteiro até eles arrumaram faz pouco tempo, mas se não pôr três vigas ali de cada lado, o mata-burro não aguenta. É muito peso, caminhão muito pesado”, disse.
O vereador informou que o mata-burro localizado no Córrego Grande, próximo ao Ertinho, também está quebrado e que os mata-burros de ferros precisam ser soldados. João do Tiãozão pediu providência para as manilhas que estão entupidas na região do Piteiro e da Pedra Alta, sentido Três Barras. Relatou que os carros já precisam passar dentro da água quando chove.
Outro local que vem precisando de manutenção é a estrada da serra por onde trafegam os veículos escolares e estará intransitável em pouco tempo se não houver intervenção, disse o vereador.
João do Tiãozão também reforçou indicação em que pede o conserto da ponte do Zé Orlando, no Serrado, que está levando muito perigo aos passantes, e da ponte do Antônio Mirovaldo, no Monte Sião. João do Tiãozão disse que o material para manutenção das pontes já foi adquirido, faltando apenas uma retro e mão de obra para serrar a ponte.
Sala de enfermagem
O vereador João Paulo Castro Ferreira pediu a inclusão na pauta da reunião do Projeto de Lei 059/2017, do Poder Executivo. O projeto abre crédito especial para que um recurso angariado pelo Rotary para o Lar do Idoso possa ser repassado por meio do Conselho Municipal do Idoso.
“O Rotary Club de Carmo do Rio Claro, através de ações particulares, construiu a sala de enfermagem do Lar do Idoso Frederico Ozanam. Da mesma forma, o Rotary conseguiu também, com a Cooxupé, doação de uma verba de aproximadamente R$30 mil para que essa sala fosse equipada. Então, esse dinheiro seria depositado na conta do Conselho Municipal do Idoso e repassado na sua integralidade, até porque é a única entidade do município que assiste a terceira idade”, explicou o vereador.
João Paulo, que é integrante do Rotary Club, ressaltou que a obra está concluída faltando apenas o aparelhamento que será feito com esse recurso. O objetivo é inaugurar a sala de enfermagem na primeira quinzena de dezembro.
Alagamentos
Pão de Queijo e o vereador Paulo Marcelo Silva fizeram indicações que visam acabar com o problema pelo qual vem passando os bairros Jardim Continental e Coração Eucarístico. Eles sofrem com alagamento em dias de chuva forte, o que vem trazendo prejuízo aos moradores.
A última emergência aconteceu no sábado (11). O presidente da Casa foi acionado pelo munícipe José Roberto Martins e mobilizou o vice-prefeito, Wilber Moura, e o Departamento Municipal de Infraestrutura, na pessoa do Eduardo, para ajudar a controlar a situação que passou a receber atenção por parte da Prefeitura. Assim, Pão de Queijo pediu ao Poder Executivo que refaça a canalização de água pluvial na Rua César Zamboti para evitar novos problemas.
Com o mesmo objetivo, o vereador Paulo Marcelo Silva pede que a Prefeitura acione a construtora responsável pelo Bairro Coração Eucarístico para que ela proceda com a troca de manilhas no bairro. Paulão informou que oficiou a empresa no dia 11 de agosto, mas não obteve retorno.
“Em dezembro do ano passado ocorreu aquela enchente que inundou as casas, eu estive lá. Em janeiro, junto com o pessoal da infraestrutura, mostrei para eles o problema, que estavam entupidas as manilhas de 40 cm que são insuficiente para coleta de água pluvial e disse que se eles não trocassem na seca, iria dar problema agora”, disse Paulão.
Sobre o loteamento Coração Eucarístico, Juliano Pão de Queijo disse ter participado de uma comissão que vistoriou o residencial para liberação, composta também pelo atual vice-prefeito Wilber Moura e pelo ex-vereador e engenheiro Carlos Henrique Vilela. “A gente é leigo, mas tinha o Carlos Henrique que é engenheiro, conhecedor da área. Nós concordávamos que aquele loteamento não poderia ser liberado da forma que estava. A massa asfáltica dele é uma casca de ovo. As tubulações, a gente notava que ia ter problema por causa da grande captação de água principalmente de água pluvial. Então, entramos em um consenso de que ele não poderia ser liberado”.
De acordo com Juliano, a prefeita da época exigiu a liberação do loteamento mesmo com o parecer contrário da comissão.
AC da CMCRC
- Estas informações podem ser lidas no Facebook (Ézio Santos e passosmgonline) e devem ser compartilhadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

11
05
Yama-16.03.14
B
15
07
WELLS---160816
E
18
03
09
08
22-
24-
13

 

 

 

 

Últimas - Região

Leia mais

12º BPMMG terá novo comando...
PASSOS (MG) - Até meados de fevereiro de 2018, o 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (12º BPMMG), com sede em Passos, terá novo comando. A razão principal é que o atual, Tenente-Coronel PM, Leander Tostes de Castro Souza, recentemente foi promovido a Coronel, a mais elevada patente da...
Fluminense e Portuguesa são...
PASSOS (MG) - No início da tarde deste domingo (17), no Estádio Starling Soares, o Fluminense sagrou-se campeão pela primeira vez do Campeonato Municipal de Passos, categoria Principal, ao vencer o Novo Horizontino por 6 a 5, nos pênaltis, depois do empate pelo placar de 1 a 1 no tempo regulamentar. Serginho abriu o marcador...
MG vai combater maus-tratos a...
BELO HORIZONTE - O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, anunciou nesta sexta-feira (15), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, que o governo de Minas Gerais irá regulamentar a Lei Estadual 22.231, de 2016, que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais e estabelece...
Municipal de Passos termina...
PASSOS (MG) - O Campeonato Municipal de Futebol de Passos será encerrado neste domingo (17), no Estádio Starling Soares, com as partidas finais nas duas categorias. No primeiro jogo da rodada dupla, pelo Varziano, às 8h30, se enfrentam Portuguesa e Oriente. Na sequência, Novo Horizontino e Fluminense vão disputar o...
Governo de MG divulga nota...
BELO HORIZONTE - Em nota, divulgada pela Assessoria de Imprensa do governo de Minas Gerais, a própria administração estadual afirmou que "não vai medir esforços para cumprir os compromissos assumidos junto aos servidores e aos cidadãos mineiros, com equilíbrio, trabalho e planejamento. O governo do...
Lacerda é recebido por...
BELO HORIZONTE (MG) - Após percorrer mais de 100 cidades mineiras nos últimos seis meses, o ex-prefeito de Belo Horizonte e, hoje, pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSB, Marcio Lacerda, visitou essa semana seis cidades das regiões Sul e Sudoeste do estado. Entre os dias 11 e 14 Marcio passou por Carmo do Rio Claro,...
Fechamento de escolas pode...
BELO HORIZONTE (MG) - Setenta alunos com deficiência de Monte Santo e Arceburgo, municípios da região Sul de Minas, poderão ficar sem escola de atendimento especial no ano letivo de 2018. A denúncia foi feita nesta dia 12, em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da...
Carmo: Feiras itinerantes...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Foi aprovado em primeira deliberação o Projeto de Lei (PL) número 55/2017 que regulamenta a realização de feiras itinerantes e temporárias no município. Também foram aprovadas emendas propostas pelos vereadores, dentre elas, a que garante o atual formato adotado pela feira...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na Rua dos Engenheiros, 119, Bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Cód. - Vaga - Ocupação e Observações - Nº de...
Cássio destina recursos a...
BELO HORIZONTE (MG) - Trabalhando para o fortalecimento das entidades de Carmo do Rio Claro, o deputado estadual Cássio Soares destinou via emenda parlamentar R$ 20 mil ao Centro de Formação São José - Promoção da Família, e R$ 25 mil para o Lar do Idoso Frederico Ozanam, o que totaliza R$ 450 mil...