REGIÃO

Vilelândia: Aprovada subvenção para telefonia

CARMO DO RIO CLARO (MG) - Os vereadores aprovaram, com o voto da maioria, os projetos de lei números 054 e 055 enviados pelo Poder Executivo. Eles possibilitam a realização de convênio entre prefeitura e o Conselho Comunitário do Bairro das Três Barras para prestar serviço de telefonia móvel no distrito da Vilelândia. A suplementação de dotação orçamentária no valor de R$ 18 mil visa garantir o serviço até o fim do ano.
O único contrário aos projetos foi o vereador Filipe Carielo. Disse que a prefeitura quebrou o acordo que havia sido firmado em reunião realizada na Vilelândia. O acordo inicial previa que o Conselho Comunitário assumisse a atual antena do distrito por dois meses e, depois, a prefeitura assumiria a manutenção até 2020.
Para Filipe, os projetos aprovados pela Casa contrariam o que foi acordado, pois não garantem a prestação do serviço até o fim da gestão do prefeito, além de propor o aluguel de uma outra antena, obrigando que mais dinheiro seja investido. Com receio de que o chefe do Executivo não assuma os custos depois de 2018, votou contra.
O vereador ainda relatou que o contrato que permitiria o acordo inicial está pronto e assinado pelo responsável pela antena retransmissora. “E está aqui o contrato assinado, conforme foi combinado, cedendo a antena por dois meses. Isso aqui não é para pagar aluguel não, só vai pagar manutenção e energia. Aí, o que é que a Prefeitura quer, não pega essa antena para não aparecer o Marcos [responsável pela antena], não pega essa antena para não aparecer quem conseguiu recurso [para o aluguel da antena, conseguido pelo vereador] e quer alugar uma antena novinha. Quer dizer, não vai pagar manutenção dessa, vai alugar uma nova”, disse.
Embora os dois projetos tenham sido aprovados, os vereadores favoráveis disseram que se o prefeito não assumir os custos da telefonia a partir de 2019, trancarão a pauta da reunião até que ele cumpra o compromisso feito junto aos moradores da Vilelândia. O vereador João Paulo Castro Ferreira não participou da votação, estando ausente por motivos pessoais.
Parque de Exposições
O vereador Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo, pede ao Poder Executivo que analise a possibilidade de construir um novo curral no Parque de Exposições e faça os reparos necessários. “A gente sabe que teve uma entidade que foi leiloar alguns gados lá no Parque de Exposição e tiveram que arrumar emprestado o curral para ser colocado lá. A gente sabe que na Expocarmo tiveram problema com banheiro, vários problemas que no decorrer do ano, a prefeitura tem que ter essa disponibilidade de gasto”.
Rua José de Paula Cabral
Pão de Queijo pede que o Departamento Municpal de Infraestrutura providencie a limpeza de uma área do município localizada na Rua José de Paula Cabral. Solicita ainda a colocação de placas com os dizeres 'Proibido jogar lixo, entulhos e animais mortos, sujeito a multa', pois o local está se transformando em um lixão.
“O lugar lá está desleixado. A prefeitura tem uma área verde, uma área institucional, que tem que ser feito urgente alguma coisa lá, porque o pessoal está jogando animais mortos, sujeira. E quem joga não são os moradores dali. Os moradores saem de qualquer canto da cidade e vão jogar lá, por ser saída da cidade”. 
De acordo com o vereador, na rua tem um quebra-molas que está danificando veículos em vez de ajudar a organizar o trânsito e os moradores estão magoados com a administração que abandonou o lugar.
Rotatórias
O vereador Sandro Deoclécio de Oliveira, o Sandro Pescador, pede ao prefeito que construa com urgência uma rotatória na Avenida José Evaristo Santana, próximo à Emater. “Olha, o tanto de acidente que pode evitar. Hoje, Carmo do Rio Claro está com fluxo de veículos muito grande. É só parar e reparar. E perto dessas avenidas, onde vai fazer a rotatória, é carro virando depressa demais. Então, se tiver uma rotatória, vai diminuir a velocidade e vai favorecer pedestre e todos os motoristas”.
Sandro também solicita uma rotatória ao lado da Praça Fabíola Maria Rocha Cronemberg, no Bairro Honduras.
Consórcios
O presidente da Câmara José Joaquim Silva, Zé Pequeno, pede que o Poder Executivo analise a possibilidade de se firmar um Consórcio Intermunicipal entre as cidades vizinhas para construção de usina de asfalto. O objetivo é facilitar e agilizar o trabalho de recuperação de ruas.
Também pede a realização de um consórcio para implantação do Programa Farmácia de Manipulação do Município, com a finalidade de oferecer mais condições de aquisição de medicamentos para a população carente com menor custo. “Vai diminuir bem o custo desta massa asfáltica e, mesma coisa, dos medicamentos. Se o prefeito colocar uma farmácia de manipulação, eu acho que o preço do remédio vai sair bem mais em conta e a população vai ser bem mais servida”, explica.
Economia de energia
Pão de Queijo pede que o Poder Executivo faça um planejamento para verificar as áreas existentes no município para instalação de placas fotovoltaicas. O objetivo é produzir energia solar, e acabar com o pagamento da taxa de iluminação pública, que hoje é feito pela Prefeitura, e contribuir com a educação ambiental. Pão de Queijo acredita que o Portal da Cidade, o prédio do abatedouro, as escolas e até mesmo o prédio da Câmara serviriam como pontos para produção de energia.
O vereador Filipe Carielo parabenizou o colega por refazer esta indicação que veio de uma reunião em que eles e a vereadora Angela Vitor participaram. Foi promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), no ano passado, que apresentou este projeto como uma opção para as prefeituras.
Aproveitou para pedir mais uma vez que a prefeitura substitua as atuais lâmpadas por lâmpadas de LED. “No meu ponto de vista, para ficar de uma forma equalizada, seria substituir as lâmpadas atuais por LED e utilizar a energia fotovoltaica, porque aí nós reduziríamos a demanda de energia e viabilizaria colocar essa questão da forma que o vereador Juliano falou”.
Filipe informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) tem linhas de crédito especiais para esse tipo de investimento em prédios públicos e que o dinheiro investido pode ser recuperado em cinco anos.
Bairro Acampamento
A vereadora Angela Vitor disse que foi procurada por moradores do Bairro Acampamento que solicitam a construção de banheiros na quadra esportiva do bairro para atender as crianças que ali praticam esportes. Também pede que seja construída uma guarita para abrigar os alunos em dias de chuva. “Ali é o ponto de fazer essa guarita. Lembrando que já tem pedreiros lá, estão em reforma, então, que possam atender nossas indicações”. Os pedreiros mencionados pela vereadora estão reformando a quadra esportiva do bairro.
Rampa
O vereador Inácio Roberto Lopes pede ao Poder Executivo que estude a possibilidade de construir uma rampa aos fundos da Praça do São Benedito. Informou que muitas pessoas estão utilizando um acesso pelo Beco do Coringa, onde fizeram uma escada no barranco, com corrimão de bambu. Disse que esteve lá no domingo por pouco tempo, mas presenciou um fluxo de pessoas grande. “Então, queria pedir ao seu prefeito para fazer uma rampa para eles ali. Uma rampa de cimento, que não vai ficar tão cara, de uns dois metros de largura para evitar acidentes. Começam as chuvas, começa a escorregar ali”, disse.
Obras na César Zambotti
O vereador Paulo Marcelo Silva, Paulão, pede ao setor de obras urbanas que inicie os trabalhos na Rua César Zambotti antes do início do período de chuvas. Alertou a Administração que o bueiro entupido vai dar problemas, como ocorreu no ano passado, se nada for feito.  “Porque, quando começar a chuva, vai voltar todo o problema do pessoal do Acampamento, do Coração Eucarístico. O excesso de água ali, vindo dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Distrito Industrial, é grande”. Paulão acrescentou que as obras na rua Antônio Jacinto também são de extrema necessidade.
Placas e lixeiras
O vereador João dos Reis Vilela, o João do Tiãzoão, pede que a prefeitura coloque placas indicativas nas comunidades rurais para facilitar a localização. Solicitou também a instalação de lixeiras nos bairros rurais para facilitar o trabalho de coleta. 
“Fiz essas duas indicações no começo do ano passado, até agora, nada. Então, pedir ao prefeito que analise bem, que possa estar estudando sobre a lixeira e as placas de identificação para facilitar para as pessoas que para as comunidades nos bairros”, disse.
AC da CMCRC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

WELLS---160816
15
03
22-
24-
Yama-16.03.14
B
07
13
09
E

 

 

 

 

Últimas - Região

Leia mais

Norma libera lotes para a...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - Pelo menos mais 13 empresários de São Sebastião do Paraíso que haviam recebido do município terrenos para instalarem suas empresas, já foram autorizados a continuar com seus empreendimentos. Vários comerciantes contemplados na gestão passada não puderam...
Festival gastronômico de...
CAPITÓLIO (MG) - O 5º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Capitólio, acontecerá nos próximos dias 28 e 29 de setembro com a participação de oito restaurantes que comercializarão pratos...
Professores formulam...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, das redes municipal e estadual de ensino, se reuniram na segunda-feira (14), na Escola Estadual Clóvis Salgado em São Sebastião do Paraíso. O encontro foi mais uma oportunidade de discutir o documento que determina...
PL sobre lista de espera é...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Embora tenha entrado em pauta para votação em segunda deliberação, o Projeto de Lei (PL) número 023/2018, que visa tornar obrigatória a divulgação de listas de espera de pacientes que aguardam por procedimentos de saúde na rede pública municipal, não...
Romeu Zema visita as regiões...
PASSOS (MG) - Fenômeno nas eleições de Minas Gerais com crescimento constante nas pesquisas, o candidato ao governo do estado, Romeu Zema que segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (18), e encomendada pela Record TV e realizada pelo Instituto Big Data,  está em terceiro lugar com 9% das intenções...
Palestra aborda frustrações...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos promoveu nesta segunda-feira (17), uma palestra na Escola Estadual Nazle Jabur com o tema 'Frustrações na Adolescência – como lidar?'. A palestrante convidada pela Secretaria de Saúde foi a psicóloga Maria Cristina, que falou para cerca de 180 alunos. Os estudantes...
Cássia reúne apicultores e...
PASSOS (MG) - Apicultores e meliponicultores de Cássia se preparam para produzir com qualidade e quantidade. A preparação dos produtores inclui encontro que será realizado dias 21 e 22 de setembro e curso do Senar Minas programado para o mês de outubro. As ações integram o 2º Encontro de Apicultores e...
Segunda fase das compras...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos iniciou na manhã desta terça-feira (18), a segunda fase do programa de compras governamentais em parceria com o Sebrae-MG. O objetivo é estimular e orientar a participação de fornecedores de produtos passenses na concorrência de licitações públicas...
Prefeitura inaugura Centro de...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, inaugura na próxima segunda-feira (24), às 10h, o Centro de Atendimento de São Sebastião do Paraíso (Cassp), na Rua Pimenta de...
Câmaras técnicas da Ameg...
PASSOS (MG) - A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Emge), através de suas Câmaras Técnicas de Assistência Social e de Educação, promoveu dois eventos importantes para os setores citados. O primeiro, a Capacitação 'As...