SAÚDE

Fala Doutor: Corrimento vaginal

Por Luiz Alberto Pádua*
Normalmente  a vagina é mantida lubrificada pelas secreções do tecido que a reveste e esta secreção é limpa, úmida e sem cheiro. Esta secreção é percebida como um corrimento quase líquido e esbranquiçado. Este corrimento normal varia em quantidade e consistência nas diferentes etapas do ciclo menstrual e aumenta nos momentos de excitação sexual, na gravidez e nas mulheres que usam pílulas anticoncepcionais ou DIU. Antibióticos, stress, depressão e a gravidez podem levar a um corrimento anormal.
Um corrimento com aspecto anormal, especialmente quando acompanhado de coceira ou queimação na vagina ou dor durante a relação sexual, pode ser sinal de infecção e exige atenção médica.
As principais doenças causadoras de corrimento vaginal é a Candidíase e Tricomoníase. Mas muitas outras doenças podem ser as causadoras do corrimento. O importante é a mulher notar que a secreção que vem apresentando mudou de características e cheiro. Neste momento é preciso realizar exame ginecológico e ter este corrimento vaginal colhido e examinado em laboratório para chegar a um diagnostico e um tratamento específico para o caso. A Gardnerella vaginalis é outro agente causadora de corrimento.
Veja as características de cada uma que podem provocar corrimento e outras doenças sexualmente transmissíveis:
1) CANDIDÍASE VAGINAL: é uma infecção causada por fungo. O corrimento é espesso e branco, aspecto de leite, e ocorre uma irritação em torno da vagina, podendo apresentar uma coceira que incomoda muito a mulher.
2) TRICOMONÍASE: é uma doença causada pelo Tricomonas vaginallis e seu corrimento é amarelo – esverdeado, espumante ( bolhoso) e com muito mal cheiro. Dor no ato sexual é muito comum. 
3) GARDNERELLA: a gardnerella vaginalis é uma bactéria que muito mais comum que a mulher pensa. Ela é habita a vagina da mulher em 20 a 80 % das que possuem vida sexual. Nelas ela fica em equilíbrio quando a flora vaginal esta nos valores normais de PH. Quando este equilíbrio é rompido, ela aparece causando um corrimento amarelo – acinzentado, com bolhas esparsas e com um cheiro bem forte e semelhante a peixe morto. Ela pode causar infertilidade, infecção das trompas, endometrite  e na gestante  ser responsável pelas rupturas prematuras da bolsa d’agua e assim provocar partos prematuros.
4) CLAMÍDIA: a bactéria Chlamydia tracomatis causa uma infecção na mulher e em geral causa poucos ou nenhum sintoma. Pode ser transmitida por sexo oral, anal e vaginal e a mãe pode transmitir a doença para o filho na hora do parto normal. Geralmente , quando a mulher apresenta corrimento crônico , que volta logo após o tratamento, ou seja, é resistente ao tratamento, pode ser a ela , a clamídia, a  responsável. É preciso colher a secreção e realizar o exame especifico para tal.
5) GONORRÉIA: a bactéria Neisseria gonorrae gera uma secreção forte, esverdeada e que arde a genitália e provoca um ardor intenso ao urinar. É muito prejudicial e leva a um desconforto intenso á mulher quando tem relações.
Alguns fatores podem provocar o corrimento. O uso de calcinhas, por exemplo, é um deles. Calcinhas de lycra podem abafar a ventilação da genitália e levar a um possível corrimento por causa do abafamento da ventilação.
A higiene intima é outro fator importante que se não for frequentemente feito pode sim aumentar a frequência de secreções. Até uma higiene no período menstrual é preciso fazer corretamente para não provocar uma infecção.
CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA PREVENÇÃO DE CORRIMENTO:
1) HIGIENE INTIMA DIÁRIA
A limpeza da área genital deve ser parte de sua rotina diária. Entretanto, a pele nesta região é muito delicada e precisa ser tratada com cuidado para não irritar e inflamar. Use apenas água para banhar a genitália. Lave somente a vulva, a parte externa, porque a vagina é mantida limpa pelas suas próprias secreções. O uso de duchas vaginais, dentro da vagina e outros sabonetes ou sais de banhos, podem perturbar o equilíbrio químico da vagina, abrindo caminho para as infecções.
2) HIGIENE MENSTRUAL
A escolha de absorventes para os períodos menstruais é uma questão de preferência pessoal. Os externos são mais adequados para as mulheres com sangramento abundante devido ao seu poder de absorção. Troque o absorvente a cada três a seis horas, dependendo da quantidade do fluxo menstrual.
3) ESCOLHA DA CALCINHA
Alguns fatores podem provocar o corrimento. O uso de calcinhas, por exemplo, é um deles. Calcinhas de lycra podem abafar a genitália e levar a um possível corrimento por causa deste  abafamento da ventilação. O adequado é o uso de algodão que permite uma melhora da circulação do ar.
4) USO DE PRESERVATIVOS
Com certeza, o uso de preservativos, é uma medida preventiva muito importante, pois diminui acentuadamente o risco de ter uma infecção genital e apresentar corrimento. Além destas doenças relatadas, outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser prevenidas como a  AIDS,Herpes genital, Sifilis,etc. Se o homem não quiser  usar a camisinha masculina , a mulher deve usar a feminina. Se não houver entendimento, é melhor não ter relação, pois o risco de doenças é elevado. Se ele faz isso com você, é porque não faz com outras parceiras, e ai, o risco é elevado de contaminação.
5) NÚMERO DE PARCEIROS 
O numero maior de parceiros certamente pode aumentar o risco de pegar infecção. Quanto menos parceiros, menor é o risco de infectar – se. Muitos homens que estão doentes,  não apresentam sintomas de infecção genital e nem todos apresentam queixa de ardência ao urinar ou lesões no pênis. 
6) EXAMES MÉDICOS DE ROTINA
O exame ginecológico completo é necessário realizar como prevenção das doenças da mulher a cada seis – 12 meses. Mesmo a mulher não tendo sintoma, é preciso visitar o ginecologista. O exame é simples, rápido e de uma enorme valia,  pois através da coleta da secreção vaginal e da mucosa do colo uterino , ocorre a prevenção do câncer do colo uterino e também diagnostica , a presença de infecção vaginal. O papanicolau e a colposcopia fazem parte do exame preventivo completo. 
Evite se auto-medicar, pois é necessário identificar, conhecer, saber qual agente esta provocando os corrimentos. E somente o medico tem como prescrever o tratamento correto para cada caso. Saiba que se não tratar, as consequências podem ser infertilidade, infecção na pelve, dor forte e riscos de complicações na gravidez e parto.
Esteja alerta ao corrimento, faça exames, trate e tenha uma vida feliz. Mulher sem corrimento tem uma vida sexual mais saudável.
* Dr. Luiz Alberto Dias de Pádua, Dr. Baruzinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Se especializou em Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ultrassonografia. Reside desde 1996 em Aracaju (SE). Médico Humanista e defensor da Saúde Publica. Escreve Artigos médicos para o Jornal Correio de Sergipe. Participação de Saúde no Programa do Bareta pela TV Atalaia (Record). Possui um programa de rádio , 'Fala Doutor' na rádio Jornal 540 de Aracaju. Este contato com a imprensa é uma homenagem que ele faz ao seu pai, Messias Augusto de Pádua, o Baru de Pádua. Ambos nasceram em Passos (MG).
- Toda a opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a escreve.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

15
09
05
22-
Yama-16.03.14
E
WELLS---160816
24-
03
18
11
B
13
08
07

 

 

 

 

Leia mais

Passos estreia com vitória...
PASSOS (MG) - A equipe de futebol feminino da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, o Colégio Polivalente de Passos (foto), estreou com vitória no 8o. Campeonato Brasileiro Escolar, competição seletiva para o Campeonato Mundial, em Praga, na República Tcheca, entre 21 e 29 de maio deste ano. Na manhã deste...
Passos sediará reunião...
PASSOS (MG) - O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Frank Lemos Freire, e o supervisor de Apoio à Empresa, Kleyber Jorge da Silveira, representaram a Prefeitura de Passos na Reunião Técnica de Alinhamento (RPA) realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em Belo Horizonte dia 20 de...
Começam os preparativos para...
BELO HORIZONTE (MG) - Tiveram início na última semana, os preparativos para a construção do trevo da Avenida Arlindo Figueiredo, entroncamento com a Rodovia MG-050, em Passos. O anúncio foi feito pelo deputado Cássio Soares que tem feito o acompanhamento das tratativas entre o Governo de Minas e a...
UAI's: Agendamento pode ser...
BELO HORIZONTE (MG) - Já está disponível no MG App, o  aplicativo para celular do Governo de Minas Gerais para a prestação de diversos serviços públicos, o serviço de agendamento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI's) e Sines. Emissão de carteira de identidade, de trabalho e...
Copasa aceita negociar...
BELO HORIZONTE (MG) - O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu nesta quarta-feira (19) com o diretor de Operação Sul da Copasa, Fred Ferramenta, e o superintendente de Faturamento e Regulação da empresa, João Henrique Soares do Couto. O objetivo da reunião era reforçar o pedido de...
Cursos oferecidos na região...
Período de 24 e 29 de abril FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL PROMOÇÃO SOCIAL Artesanato em Tecidos / Confecção do Vestuário Feminino Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Monte (37) 99906-2409 25/04/2017 Santo Antônio do Monte Trabalhador de...
Arsae-MG realiza audiências...
BELO HORIZONTE (MG) - A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) iniciou nesta quarta-feira (19) a terceira fase do processo de consultas à sociedade sobre a primeira Revisão Tarifária da Copasa. Entre os temas que serão...
Câmara divulga nota de...
PASSOS (MG) - Tendo em vista matéria jornalística divulgada na imprensa local na edição desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Passos, na forma colegiada, reuniu seus membros e presta esclarecimentos, para a que a comunidade fique devidamente informada sobre todos os pontos: "Em duas reuniões...
Carmo: Projeto 'Adote uma...
CARMO R. CLARO (MG) - Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara Municipap, Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo, denominado 'Adote uma Quadra', que tem por objetivo de recuperar e conservar as quadras poliesportivas do município, por meio de parcerias firmadas com empresas privadas e...
Cemig: Previsão do tempo...
BELO HORIZONTE (MG) - A partir desta sexta-feira (21), uma frente fria se aproxima da região Sudeste, aumentando a nebulosidade, provocando chuvas e temperaturas amenas em todo o Estado. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado, com chuvas a partir de sábado (22/4)....