SAÚDE

Fala Doutor: O que é radioterapia?

Por Mauro Murta de Andrade Filho
É radio-oncologista da Radiocare, Centro de Radioterapia do Hospital Felício Rocho.
 
Radioterapia é um tratamento do combate ao câncer, no qual se usam feixes de radiação com objetivo de destruir ou impedir a proliferação das células cancerígenas. O tipo mais comum de radioterapia é a externa (Teleterapia), ou seja, gerada por um aparelho. Esse tipo de tratamento envolve uma máquina que libera feixes de alta energia de radiação, direcionada para locais específicos. De acordo com a Mayo Clinic, cerca de metade de todos os pacientes com câncer receberão radioterapia.
Por que a radioterapia é realizada?
A radioterapia é uma ferramenta importante para o tratamento do câncer e poderá ser usada sozinha ou em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia e cirurgia.
Os principais objetivos da radioterapia são diminuir tumores e matar células cancerosas. Embora a radiação possa atingir as células saudáveis, o dano, normalmente, não é permanente. As células normais, ou melhor, não cancerígenas, têm a capacidade de se recuperar dos danos causados pela radiação. Para minimizar o efeito da radiação sobre o corpo, ela é direcionada apenas para pontos específicos em seu corpo.
A radioterapia pode ser utilizada durante diferentes fases do tratamento e com diferentes propostas :
Como tratamento único.
- Em conjunto com a quimioterapia (concomitante).
- Utilizada para diminuir tumores antes de se realizar a cirurgia (Neo-adjuvante).
Para matar quaisquer células cancerígenas remanescentes após a cirurgia (Adjuvante).
Em caso de neoplasias avançadas, é utilizado para aliviar sintomas causados pela doença (aliviar a dor, parar sangramento, descompressão de medula e outros).
Quais os riscos da radioterapia e o que ela pode causar?
Os efeitos colaterais dependem:
- Do tipo de aparelho
- Da energia a ser utilizada
- Do local a ser irradiado
- Da dose a ser administrada
- Do campo a ser direcionado
- As pessoas podem ter sensibilidades diferentes, reagindo de diferentes formas.
A fadiga (cansaço) é um efeito colateral comum. As alterações da pele podem incluir formação de bolhas, secura, prurido e descamação.
Outros efeitos secundários da radiação dependem da área a ser tratada e podem incluir:
¾ Irradiação da pelve (próstata, endométrio, colo de útero, bexiga, reto).
- Diarreia.
- Dificuldade e ardência de urinar.
- Cólicas.
- Intensificar hemorróidas e fistulas peri-anais.
¾ Se irradiar o abdome (neoplasias gástricas, pâncreas).
- Náuseas e vômitos.
¾ Se irradiar tumores de cabeça e pescoço (ex: língua, laringe etc.).
- Dores de ouvido
- Aftas
- Boca seca
- Dor de garganta
- Dificuldade de engolir.
¾ Se irradiar tumores no cérebro (Ex: neoplasias cerebrais, metastases cerebrais).
- Dor de cabeça.
- Edema cerebral.
- Perda de memória.
De acordo com o National Cancer Institute, a maioria desses efeitos colaterais desaparece dois meses após o tratamento estar completo. Em casos raros, os efeitos secundários podem demorar ou, até mesmo, aparecer seis ou mais meses após o tratamento ter terminado. Trata-se dos efeitos tardios, que podem incluir problemas na boca (boca seca, necrose da mandíbula),  problemas nas articulações, linfedema (inchaço dos tecidos), infertilidade, necrose de tecidos e um possível câncer causado pela radiação (NCI, 2007).
É importante que você converse com seu médico sobre quaisquer preocupações sobre efeitos colaterais.
Quais as etapas para iniciar a radioterapia?
O primeiro passo será uma consulta com o médico especialista para determinar se há indicação de tratamento e discutir a melhor técnica para ser empregada em seu caso (radioterapia conformacional; com intensidade modulada; radiocirurgia; radioterapia estereotáxica; guiada por imagens; intra-operatória; braquiterapia ) e a urgência do caso. Seu médico também determinará o número de dias, dose a ser administrada para seu tipo de câncer e estadiamento.
Após a indicação e escolha do tratamento a ser utilizado, você poderá passar pelas seguintes etapas:
- Confecção de molde para garantir melhor posicionamento durante a aplicação e garantir melhor imobilização durante tratamento (como máscaras, colchão à vácuo, rampa de mama etc.). Em seguida, você será submetido a um exame de tomografia computadorizada (TC) e, em alguns casos, uma ressonância magnética, com objetivo de determinar o local a ser tratado e proteger as áreas de maior risco.
Depois disso, um físico médico fará o planejamento do tratamento de acordo com a prescrição médica e, posteriormente, esse plano será avaliado e aprovado pelo médico assistente. Essa etapa poderá demorar de um a dez dias.
Após o plano aprovado, o paciente é convocado ao serviço para realizar o SET-UP ou marcação da área a ser tratada. O paciente será posicionado no aparelho de tratamento com os acessórios de imobilização e será localizado o centro do campo a ser tratado ( isocentro), utilizando os parâmetros da tomografia. Serão realizadas imagens (portal filme ou cone beanCT), para conferirmos se o isocentro está de acordo com o planejado. O paciente será marcado na pele com canetas ou tintas e essa marcação deverá ser preservada até o final do tratamento.
Agora você está agora pronto para começar a radioterapia. As sessões ocorrem normalmente nos 5 dias úteis da semana, com pausa aos fins de semana, para o paciente descansar e o tecido sadio se recuperar. O tratamento pode durar de um dia a 8 semanas. Cada sessão, geralmente, leva de 5 a 30 minutos.
Diariamente, você será posicionado na mesa de tratamento por uma equipe de técnicos treinados. No momento da aplicação, ficará sozinho na sala, mas será capaz de se comunicar com a equipe através do microfone da sala.
Durante todo o atendimento, os técnicos também estarão assistindo a tudo através de câmeras. A máquina pode girar em torno da mesa para dirigir a radiação nos ângulos apropriados e também poderá fazer um zumbido, o que é perfeitamente normal.
Você não deve sentir nenhuma dor durante a aplicação.
Como é o acompanhamento durante e após radioterapia.
Durante as semanas de tratamento, seu médico irá acompanhar de perto seu estado geral e, se necessário, solicitar alguns exames, através de consultas semanais.  Se você sentir qualquer sintoma, mesmo que eles sejam esperados, informe ao médico em sua próxima consulta. Às vezes, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na diminuição de efeitos colaterais. No mínimo, você poderá receber orientações ou um medicamento para ajudar a aliviar o desconforto.
Quando acabar o tratamento, será entregue um relatório completo sobre o mesmo.
Normalmente, o paciente será conduzido para o medico encaminhante. O retorno na radioterapia ocorrerá de acordo com a solicitação do médico; aparecimento de novos sintomas ou a novo pedido do seu médico assistente.
- Toda opinião divulgada neste espaço é de total responsabilidade de quem a emite.
- Esta opinião pode ser lida também no Facebook (passosmgonline) e pode ser compartilhada.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

09
Yama-16.03.14
22-
B
24-
13
07
15
03
WELLS---160816
E

 

 

 

 

Leia mais

MG oferta vagas de cursos...
BELO HORIZONTE (MG) - O Governo de Minas Gerais conseguiu, junto ao Ministério de Educação, 2.831 vagas em 26 cursos profissionalizantes do Pronatec. As aulas serão realizadas em 148 unidades prisionais do Estado que demonstraram interesse nas capacitações. A ação foi viabilizada a partir de uma...
Inscrições abertas para...
BELO HORIZONTE (MG) - Teve início nesta quarta-feira (20) o período de inscrições para o concurso público para provimento de 40 vagas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O Edital Seplag-FJP número 001/2018 e o passo a passo para...
CPN sedia primeira fase do...
PASSOS (MG) - A quadra Luiz Henrique Macedo Melo, o ginásio II do Clube Passense de Natação (CPN) vai receber de 22 a 24 de junho a primeira fase do Campeonato Mineiro do interior de futsal sub-11, masculino. As partidas serão válidas pela Chave B da competição promovida pela Federação...
Paraíso vai imunizar cães e...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A campanha de vacinação antirrábica, ue abrange cães e gatos, será realizada a partir do próximo dia 2 de julho em São Sebastião do Paraíso. O anúncio foi feito durante reunião mensal do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, na...
Professores passenses...
PASSOS (MG) - Terminaram nessa semana em Passos, as capacitações de professores das redes municipal e estadual por meio do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foram sete encontros presenciais distribuídos em 84 horas, além de 16 horas de seminário final, 28 horas trabalhadas, 28 horas...
Nossocredito banca reforma da...
PASSOS (MG) - Foi apresentado pelo delegado Regional Marcos de Sousa Pimenta, responsável pelo 18º Departamento de Policia Civil (DPC) do Estado de Minas Gerais, e 3ª Delegacia Regional de Policia Civil em Passos, uma solicitação de parceria à diretoria Executiva do Sicoob Nossocredito para traçar...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na Rua dos Engenheiros, 119, Bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Códígo de Vagas - Ocupação e Observações -...
Prazo para o Cadastramento...
BELO HORIZONTE (MG) - Atenção, pais e responsáveis: esta é a última semana para a realização do Cadastramento Escolar 2019. Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua...
Paraíso doará alimentos a...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está concluindo os preparativos  para iniciar o atendimento às famílias carentes do município, com a doação de alimentos. A iniciativa funciona a partir de uma parceria e convênio celebrado com o...
Jiu-jitsu do CPN traz 14...
PASSOS (MG) - O jiu-jitsu do Clube Passense de Natação (CPN) foi à Caeté (MG) neste domingo (17), disputar a Copa de Jiu-Jitsu, que leva o mesmo nome da cidade. Os lutadores do clube vermelho e branco trouxeram 14 medalhas da região metropolitana de Belo Horizonte. Estiveram presentes mais de 350 lutadores de todo o...