SAÚDE

Fala Doutor: Dor de cabeça

Por Luiz Alberto Pádua 
De vez em quando quase todos sentem dores de cabeça, que surgem gradualmente e desaparecem em algumas horas, sem deixar efeitos posteriores. É muito improvável que elas indiquem algum distúrbio, pois em geral são causadas por fatores como tensão , consumo excessivo de álcool ou permanência em ambientes quentes ou enfumaçados. Mas se as dores de cabeça durarem mais de 24 horas ou aparecerem várias vezes em uma semana, procure um medico.
Algumas causas:
1) Contusão: uma contusão ou ferimento mais sério na cabeça podem  ser  causas dos sintomas de dor de cabeça. A dor que acompanha um pequeno ferimento na cabeça provavelmente desaparecerá em poucas horas. Contudo,  se a dor de cabeça persistir por um dia ou mais, será necessário procurar atendimento médico, para descartar a possibilidade de danos ao cérebro ou ao crânio. Se ocorreu  desmaio, se ficou confuso, se não consegue lembrar do acidente, e além das dores,  ocorrer vômitos recorrentes, deve procurar imediatamente o hospital.
2) Glaucoma: É um distúrbio sério em que o excesso de fluido provoca pressão crescente nos olhos e isso provoca as dores. É uma causa principalmente nas pessoas que tem acima de 40 anos. A dor de cabeça surge, logo depois aparece náuseas e vômitos e a vista começa a ficar embaçada. Outras alterações da visão como miopia, astigmatismo etc, podem também provocar dores.
3) Sinusite: É a inflamação das membranas que revestem nas cavidades nasais. Além da dor de cabeça, o nariz entupido, dificuldade de respirar pelo nariz e tonteiras ao ler, são sintomas frequentes.
4) Entorse muscular: a entorse do pescoço, em consequência de má postura ou de tensão provocada pela concentração é provavelmente a causa da dor de cabeça.
5) Tensão emocional: geralmente a tensão emocional associada a poucas horas de sono , tensão e depressão fazem surgir as dores de cabeça. O psicológico afetado pode provocar dores.
6) Arterite Temporal: a inflamação das artérias da cabeça é uma possibilidade, na pessoas acima de 50 anos. O socorro deve ser imediato pois há o risco de comprometer a visão.
7) Tumores cerebrais: Podem provocar dores de cabeça quando o seu tamanho começa a comprimir o cérebro. Nesta ocasião , dores frequentes começam a surgir em quem nunca teve dores.
8) Infecção Bacteriana ou Virótica: As doenças clinicas provocadas pelas bactérias ou vírus podem vir acompanhadas de dores de cabeça, porém a febre é um sintoma que está sempre presente.
9) Enxaqueca: É a Dor de cabeça forte recorrente que costuma afetar um dos lados da cabeça, as vezes de ambos, podem  acontecer até mesmo antes e durante a menstruação. Stress, ingestão de doces, chocolate e vinho tinto também podem provocar as dores.
10) Pressão alta:  Um dos sintomas que primeiro aparece em quem está com hipertensão, são as dores de cabeça principalmente na região cervical, na nuca. A causa da dor é confirmada quando se mede a pressão arterial.
11) Dores de cabeça inexplicáveis: há situações que as dores de cabeças aparecem e mesmo fazendo vários exames , não se descobre a causa.
Exames:
Principais  exames a serem realizados na tentativa de descobrir a causa da dor:
1) Os  exames de sangue, fezes e urina são essenciais para a pesquisa de muitas alterações clinicas. Muitas alterações nesses exames podem causar as dores. Muitos exames de sangue específicos deve se solicitados de acordo com avaliação do médico.
2) Raio X : é muito utilizado para procurar alterações ósseas, fraturas e de doenças que podem afetar o crânio, a face , coluna cervical.
3) Exame Oftalmológico: para detectar alterações na visão que causam as dores.
4) Eletroencefalograma: O registro das ondas cerebrais com mapeamento cerebral podem informar como estão as ondas cerebrais e se está ocorrendo alguma patologia clinica como disritmia cerebral, epilepsia.
5) Tomografia computadorizada do Crânio: é um exame indolor que ajuda a diagnosticar uma ampla variedade de distúrbios. Diferente das radiografias convencionais, podem mostrar claramente  tecidos moles( órgãos , coágulos sanguíneos, e tumores). na tomografia, centenas de radiografias são tiradas com a câmera circulando ao redor do corpo. Os dados são enviados a um computador que os agrupa numa serie de imagens precisas da área que esta sendo examinada.
6) Ressonância Magnética: exame ainda mais preciso que a tomografia, porém de um alto valor de custo.
Quem tem dores de cabeça tem a disposição vários medicamentos analgésicos que inclusive,  são divulgados na mídia em geral,  como televisão  e rádio.
Ao  usar esses medicamentos e mesmo assim as dores continuarem , é preciso procurar um atendimento médico e através da consulta médica bem feita, hipóteses devem ser investigadas para descobrir a causa ou as causas das dores. 
Jamais continue se automedicando e deixando de descobrir o porquê da dor. Um sinal de alerta importante é quando as dores que vinham de vez em quando, passaram a ser frequentes e cada vez mais os analgésicos já utilizados não fazem mais efeitos.
Esteja alerta e cuide bem de sua saúde. Quem sabe se a dor de cabeça não é um sinal de alerta para que você perceba que algo não vai bem! Investigue e cuide-se bem!
* Dr. Luiz Alberto Dias de Pádua, Dr. Baruzinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Se especializou em Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ultrassonografia. Reside desde 1996 em Aracaju (SE). Médico Humanista e defensor da Saúde Publica. Escreve Artigos médicos para o Jornal Correio de Sergipe. Participação de Saúde no Programa do Bareta pela TV Atalaia (Record). Possui um programa de rádio , 'Fala Doutor' na rádio Jornal 540 de Aracaju. Este contato com a imprensa é uma homenagem que ele faz ao seu pai, Messias Augusto de Pádua, o Baru de Pádua. Ambos nasceram em Passos (MG).
- Toda a opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a escreve.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

22-
WELLS---160816
11
24-
03
B
13
Yama-16.03.14
05
E
09
07
15
08
18

 

 

 

 

Leia mais

Cursos oferecidos na região...
Paríodo de 29 de maio a 3 de junho FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL PROMOÇÃO SOCIAL Macramê Sindicato dos Produtores Rurais de Cássia (35) 3541-1486 29/05/17 a 01/06/17 Cássia Trabalhador de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares /...
Santa Casa de Passos protesta...
PASSOS (MG) - Uma grave crise tem afetado a saúde financeira dos hospitais filantrópicos em Minas Gerais, instituições sem fins lucrativos que oferecem à população serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como cirurgias, partos, internações, atendimentos de...
Regional da LPD prossegue...
PASSOS (MG) - A segunda rodada do Campeonato Regional de Futebol Amador da Liga Passense de Desportos (LPD), troféu João Batista Marciano, será aberta neste sábado (27) com três jogos, todos às 15h30. Pelo Grupo 1, em São João Batista do Glória, o time da casa recebe a Praça de Esportes...
Unimed é destaque no Top of...
BELO HORIZONTE (MG) - Pelo 22º ano consecutivo, a Unimed recebeu o prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso de Minas Gerais 2017, na categoria Excelência. A solenidade foi realizada no dia 22 de maio, no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Além disso, a instituição...
Vereadores aprovam doação...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Depois de insistentes pedidos por parte dos vereadores, a Prefeitura Municipal enviou o Projeto de Lei (PL) número 021 de 2017 para a votação. O documento trata da doação de área para o Estado de Minas Gerais, onde será construído o novo fórum da cidade. Os...
Festas Juninas: Cemig orienta...
BELO HORIZONTE (MG) - O mês de junho está se aproximando, e com ele, chega uma das mais populares festas do Brasil: os 'arraiás' juninos. E como muitas pessoas já estão se preparando para instalar as tradicionais decorações típicas destes eventos, seja nas ruas, escolas ou residências,...
Prefeitura e CMS alinham...
PASSOS (MG) - Uma reunião entre representantes da Administração Municipal de Passos, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e representantes da Câmara Municipal aconteceu na tarde de quinta-feira (25), na sede da prefeitura, para alinhar as informações sobre a disponibilidade de medicamentos na...
Senar distribuirá folderes...
PASSOS (MG) - O Senar Administração Central abraçou a prevenção da Febre Amarela (transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti) junto às outras unidades nos estados. A partir deste mês, folderes sobre a doença, sua transmissão, prevenção e tratamento estão sendo...
Moradores reivindicam volta...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Representantes dos usuários da balsa do Itapiché fizeram uso da palavra na reunião desta semana. Além de pedirem providências definitivas para o retorno da travessia da balsa, fizeram denúncias que serão apuradas por uma comissão de vereadores, que deve ser votada na...
Município de Passos recebe...
PASSOS (MG) - O Município recebeu nesta quarta-feira (24), um ônibus para a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O ato formal de entrega aconteceu em Belo Horizonte, na sede da Secretaria de Estado de Educação, com a presença do prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, e o...