SAÚDE

Fala Doutor: Dor de cabeça

Por Luiz Alberto Pádua 
De vez em quando quase todos sentem dores de cabeça, que surgem gradualmente e desaparecem em algumas horas, sem deixar efeitos posteriores. É muito improvável que elas indiquem algum distúrbio, pois em geral são causadas por fatores como tensão , consumo excessivo de álcool ou permanência em ambientes quentes ou enfumaçados. Mas se as dores de cabeça durarem mais de 24 horas ou aparecerem várias vezes em uma semana, procure um medico.
Algumas causas:
1) Contusão: uma contusão ou ferimento mais sério na cabeça podem  ser  causas dos sintomas de dor de cabeça. A dor que acompanha um pequeno ferimento na cabeça provavelmente desaparecerá em poucas horas. Contudo,  se a dor de cabeça persistir por um dia ou mais, será necessário procurar atendimento médico, para descartar a possibilidade de danos ao cérebro ou ao crânio. Se ocorreu  desmaio, se ficou confuso, se não consegue lembrar do acidente, e além das dores,  ocorrer vômitos recorrentes, deve procurar imediatamente o hospital.
2) Glaucoma: É um distúrbio sério em que o excesso de fluido provoca pressão crescente nos olhos e isso provoca as dores. É uma causa principalmente nas pessoas que tem acima de 40 anos. A dor de cabeça surge, logo depois aparece náuseas e vômitos e a vista começa a ficar embaçada. Outras alterações da visão como miopia, astigmatismo etc, podem também provocar dores.
3) Sinusite: É a inflamação das membranas que revestem nas cavidades nasais. Além da dor de cabeça, o nariz entupido, dificuldade de respirar pelo nariz e tonteiras ao ler, são sintomas frequentes.
4) Entorse muscular: a entorse do pescoço, em consequência de má postura ou de tensão provocada pela concentração é provavelmente a causa da dor de cabeça.
5) Tensão emocional: geralmente a tensão emocional associada a poucas horas de sono , tensão e depressão fazem surgir as dores de cabeça. O psicológico afetado pode provocar dores.
6) Arterite Temporal: a inflamação das artérias da cabeça é uma possibilidade, na pessoas acima de 50 anos. O socorro deve ser imediato pois há o risco de comprometer a visão.
7) Tumores cerebrais: Podem provocar dores de cabeça quando o seu tamanho começa a comprimir o cérebro. Nesta ocasião , dores frequentes começam a surgir em quem nunca teve dores.
8) Infecção Bacteriana ou Virótica: As doenças clinicas provocadas pelas bactérias ou vírus podem vir acompanhadas de dores de cabeça, porém a febre é um sintoma que está sempre presente.
9) Enxaqueca: É a Dor de cabeça forte recorrente que costuma afetar um dos lados da cabeça, as vezes de ambos, podem  acontecer até mesmo antes e durante a menstruação. Stress, ingestão de doces, chocolate e vinho tinto também podem provocar as dores.
10) Pressão alta:  Um dos sintomas que primeiro aparece em quem está com hipertensão, são as dores de cabeça principalmente na região cervical, na nuca. A causa da dor é confirmada quando se mede a pressão arterial.
11) Dores de cabeça inexplicáveis: há situações que as dores de cabeças aparecem e mesmo fazendo vários exames , não se descobre a causa.
Exames:
Principais  exames a serem realizados na tentativa de descobrir a causa da dor:
1) Os  exames de sangue, fezes e urina são essenciais para a pesquisa de muitas alterações clinicas. Muitas alterações nesses exames podem causar as dores. Muitos exames de sangue específicos deve se solicitados de acordo com avaliação do médico.
2) Raio X : é muito utilizado para procurar alterações ósseas, fraturas e de doenças que podem afetar o crânio, a face , coluna cervical.
3) Exame Oftalmológico: para detectar alterações na visão que causam as dores.
4) Eletroencefalograma: O registro das ondas cerebrais com mapeamento cerebral podem informar como estão as ondas cerebrais e se está ocorrendo alguma patologia clinica como disritmia cerebral, epilepsia.
5) Tomografia computadorizada do Crânio: é um exame indolor que ajuda a diagnosticar uma ampla variedade de distúrbios. Diferente das radiografias convencionais, podem mostrar claramente  tecidos moles( órgãos , coágulos sanguíneos, e tumores). na tomografia, centenas de radiografias são tiradas com a câmera circulando ao redor do corpo. Os dados são enviados a um computador que os agrupa numa serie de imagens precisas da área que esta sendo examinada.
6) Ressonância Magnética: exame ainda mais preciso que a tomografia, porém de um alto valor de custo.
Quem tem dores de cabeça tem a disposição vários medicamentos analgésicos que inclusive,  são divulgados na mídia em geral,  como televisão  e rádio.
Ao  usar esses medicamentos e mesmo assim as dores continuarem , é preciso procurar um atendimento médico e através da consulta médica bem feita, hipóteses devem ser investigadas para descobrir a causa ou as causas das dores. 
Jamais continue se automedicando e deixando de descobrir o porquê da dor. Um sinal de alerta importante é quando as dores que vinham de vez em quando, passaram a ser frequentes e cada vez mais os analgésicos já utilizados não fazem mais efeitos.
Esteja alerta e cuide bem de sua saúde. Quem sabe se a dor de cabeça não é um sinal de alerta para que você perceba que algo não vai bem! Investigue e cuide-se bem!
* Dr. Luiz Alberto Dias de Pádua, Dr. Baruzinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Se especializou em Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ultrassonografia. Reside desde 1996 em Aracaju (SE). Médico Humanista e defensor da Saúde Publica. Escreve Artigos médicos para o Jornal Correio de Sergipe. Participação de Saúde no Programa do Bareta pela TV Atalaia (Record). Possui um programa de rádio , 'Fala Doutor' na rádio Jornal 540 de Aracaju. Este contato com a imprensa é uma homenagem que ele faz ao seu pai, Messias Augusto de Pádua, o Baru de Pádua. Ambos nasceram em Passos (MG).
- Toda a opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a escreve.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

08
B
09
15
18
07
24-
11
WELLS---160816
22-
E
13
05
Yama-16.03.14
03

 

 

 

 

Leia mais

Procon Municipal dá dicas...
PASSOS (MG) - Dia 24 de novembro deste mês, próxima sexta-feira, diversos estabelecimentos comerciais, principalmente lojas virtuais e de departamentos, vão realizar campanhas divulgando promoções para atrair a atenção dos consumidores prometendo grandes descontos sob o slogan ‘Black Friday’. O...
Parceria une ACISSP à...
PASSOS (MG) - A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP), entidade cooperada do Senar Minas, firmou parceria com a prefeitura de São Tomás de Aquino para capacitação dos produtores rurais daquele município. A...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na Rua dos Engenheiros, 119, Bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Cód. - Vaga - Ocupação e Observações - Nº de...
Sub-11 do CPN é...
PASSOS (MG) - Sem perder nenhum jogo na fase final do Campeonato Mineiro de futsal sub-11, o time do Clube Passense de Natação (CPN) terminou como vice-campeão da competição, perdendo o título para o Olympico Clube, apenas pelo critério dos gols averege, que é a média dos gols feitos com os...
Flipassos 2017 será aberta...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) promove a segunda edição da Feira Literária de Passos (Flipassos) que acontece entre 22 e 25 de novembro, em diversos pontos da cidade. Logo antes da abertura oficial, às 9h, haverá a...
Ex-atiradores comemoram 40...
PASSOS (MG) - Não é fácil reunir 51 ex-atiradores, alguns com seus familiares, mesmo sendo em uma bela e excelente chácara, para a confraternização dos exatos 40 anos que serviram o Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra 04-014 de Passos, no primeiro semestre de 1977. Mas a verdade é...
Cursos oferecidos pelo Senar...
Período de 20 a 25 de novembro de 2017 FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL Trabalhador na fabricação e conservação de alimentos / Beneficiamento de frutas Sindicato de Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro (35) 3561-1475 21/11/17 a 22/11/17 Carmo do Rio Claro Criador de peixes /...
Definido o calendário...
BELO HORIZONTE (MG) - Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta quarta-feira (15) a resolução que estabelece o calendário escolar para a rede estadual de ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, o próximo ano letivo terá início no dia 5 de fevereiro e terminará no dia 14 de...
Ameg e CGU realizam...
PASSOS (MG) - A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizam entre os dias 21 e 23 de novembro, quatro capacitações abordando 'Introdução ao Controle Interno', 'Lei de Acesso à...
Grêmio Mixto, Torneio da...
PASSOS (MG) - Neste domingo (129), às 9h30, no Estádio Abraão Caram, o Grêmio Mixto de Futebol de Passos recebe amistosamente o Girassol. Dia 12, no Estádio Municipal de Pratápolis, a equipe gremista foi derrotada pelo time veterano da Prata por 5 a 3. Os gols da agremiação passense foram de Edinho,...