SAÚDE

Fala Doutor: Dor de cabeça

Por Luiz Alberto Pádua 
De vez em quando quase todos sentem dores de cabeça, que surgem gradualmente e desaparecem em algumas horas, sem deixar efeitos posteriores. É muito improvável que elas indiquem algum distúrbio, pois em geral são causadas por fatores como tensão , consumo excessivo de álcool ou permanência em ambientes quentes ou enfumaçados. Mas se as dores de cabeça durarem mais de 24 horas ou aparecerem várias vezes em uma semana, procure um medico.
Algumas causas:
1) Contusão: uma contusão ou ferimento mais sério na cabeça podem  ser  causas dos sintomas de dor de cabeça. A dor que acompanha um pequeno ferimento na cabeça provavelmente desaparecerá em poucas horas. Contudo,  se a dor de cabeça persistir por um dia ou mais, será necessário procurar atendimento médico, para descartar a possibilidade de danos ao cérebro ou ao crânio. Se ocorreu  desmaio, se ficou confuso, se não consegue lembrar do acidente, e além das dores,  ocorrer vômitos recorrentes, deve procurar imediatamente o hospital.
2) Glaucoma: É um distúrbio sério em que o excesso de fluido provoca pressão crescente nos olhos e isso provoca as dores. É uma causa principalmente nas pessoas que tem acima de 40 anos. A dor de cabeça surge, logo depois aparece náuseas e vômitos e a vista começa a ficar embaçada. Outras alterações da visão como miopia, astigmatismo etc, podem também provocar dores.
3) Sinusite: É a inflamação das membranas que revestem nas cavidades nasais. Além da dor de cabeça, o nariz entupido, dificuldade de respirar pelo nariz e tonteiras ao ler, são sintomas frequentes.
4) Entorse muscular: a entorse do pescoço, em consequência de má postura ou de tensão provocada pela concentração é provavelmente a causa da dor de cabeça.
5) Tensão emocional: geralmente a tensão emocional associada a poucas horas de sono , tensão e depressão fazem surgir as dores de cabeça. O psicológico afetado pode provocar dores.
6) Arterite Temporal: a inflamação das artérias da cabeça é uma possibilidade, na pessoas acima de 50 anos. O socorro deve ser imediato pois há o risco de comprometer a visão.
7) Tumores cerebrais: Podem provocar dores de cabeça quando o seu tamanho começa a comprimir o cérebro. Nesta ocasião , dores frequentes começam a surgir em quem nunca teve dores.
8) Infecção Bacteriana ou Virótica: As doenças clinicas provocadas pelas bactérias ou vírus podem vir acompanhadas de dores de cabeça, porém a febre é um sintoma que está sempre presente.
9) Enxaqueca: É a Dor de cabeça forte recorrente que costuma afetar um dos lados da cabeça, as vezes de ambos, podem  acontecer até mesmo antes e durante a menstruação. Stress, ingestão de doces, chocolate e vinho tinto também podem provocar as dores.
10) Pressão alta:  Um dos sintomas que primeiro aparece em quem está com hipertensão, são as dores de cabeça principalmente na região cervical, na nuca. A causa da dor é confirmada quando se mede a pressão arterial.
11) Dores de cabeça inexplicáveis: há situações que as dores de cabeças aparecem e mesmo fazendo vários exames , não se descobre a causa.
Exames:
Principais  exames a serem realizados na tentativa de descobrir a causa da dor:
1) Os  exames de sangue, fezes e urina são essenciais para a pesquisa de muitas alterações clinicas. Muitas alterações nesses exames podem causar as dores. Muitos exames de sangue específicos deve se solicitados de acordo com avaliação do médico.
2) Raio X : é muito utilizado para procurar alterações ósseas, fraturas e de doenças que podem afetar o crânio, a face , coluna cervical.
3) Exame Oftalmológico: para detectar alterações na visão que causam as dores.
4) Eletroencefalograma: O registro das ondas cerebrais com mapeamento cerebral podem informar como estão as ondas cerebrais e se está ocorrendo alguma patologia clinica como disritmia cerebral, epilepsia.
5) Tomografia computadorizada do Crânio: é um exame indolor que ajuda a diagnosticar uma ampla variedade de distúrbios. Diferente das radiografias convencionais, podem mostrar claramente  tecidos moles( órgãos , coágulos sanguíneos, e tumores). na tomografia, centenas de radiografias são tiradas com a câmera circulando ao redor do corpo. Os dados são enviados a um computador que os agrupa numa serie de imagens precisas da área que esta sendo examinada.
6) Ressonância Magnética: exame ainda mais preciso que a tomografia, porém de um alto valor de custo.
Quem tem dores de cabeça tem a disposição vários medicamentos analgésicos que inclusive,  são divulgados na mídia em geral,  como televisão  e rádio.
Ao  usar esses medicamentos e mesmo assim as dores continuarem , é preciso procurar um atendimento médico e através da consulta médica bem feita, hipóteses devem ser investigadas para descobrir a causa ou as causas das dores. 
Jamais continue se automedicando e deixando de descobrir o porquê da dor. Um sinal de alerta importante é quando as dores que vinham de vez em quando, passaram a ser frequentes e cada vez mais os analgésicos já utilizados não fazem mais efeitos.
Esteja alerta e cuide bem de sua saúde. Quem sabe se a dor de cabeça não é um sinal de alerta para que você perceba que algo não vai bem! Investigue e cuide-se bem!
* Dr. Luiz Alberto Dias de Pádua, Dr. Baruzinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Se especializou em Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ultrassonografia. Reside desde 1996 em Aracaju (SE). Médico Humanista e defensor da Saúde Publica. Escreve Artigos médicos para o Jornal Correio de Sergipe. Participação de Saúde no Programa do Bareta pela TV Atalaia (Record). Possui um programa de rádio , 'Fala Doutor' na rádio Jornal 540 de Aracaju. Este contato com a imprensa é uma homenagem que ele faz ao seu pai, Messias Augusto de Pádua, o Baru de Pádua. Ambos nasceram em Passos (MG).
- Toda a opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a escreve.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

05
08
B
07
03
09
WELLS---160816
13
18
15
24-
22-
E
11
Yama-16.03.14

 

 

 

 

Leia mais

Rotarys e Lions se unem em...
PASSOS - Em uma parceria buscando unir forças para uma agenda positiva de trabalhos para a sociedade, o Rotary Club de Passos, Rotary Club Rio Grande e o Lions Club estão juntos novamente no 2º Costelão Fogo de Chão Beneficente da Fazenda Chico Aleixo, programado para dia 13 de agosto (domingo), em São João...
Gambulino vence combate de...
PASSOS (MG) - O lutador piumhiense Alessandro ‘Gambulino’ Júnior (foto) foi um dos destaques da 91ª edição do Jungle Fight, realizada dia 15 deste mês, no ginásio poliesportivo do Riacho, em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte. No combate contra Dell, de Juiz de Fora, pela categoria...
Cursos oferecidos na região...
Período de 24 a 29 de julho FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL PROMOÇÃO SOCIAL Saúde na Terceira Idade / Cuidados Básicos com o Idoso Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis (35) 3523-1433 24/07/17 a 28/07/17 São José da Barra Saúde na...
Semifinal do Regional da LPD...
PASSOS (MG) - A fase semifinal do Campeonato Regional de Futebol Amador da Liga Passense de Desportos (LPD), troféu João Batista Marciano, será aberta neste domingo (23), às 10h30, no Estádio Starling Soares, em Passos, com o Palestra recebendo a Praça de Esportes Castelo Branco de São Sebastião do...
Casmil e Educandário...
PASSOS (MG) - A Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil) e o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos promovem dia 25 de julho, às 19h, no salão de eventos do Educandário, a missa Sertaneja a ser celebrada pelo padre rogacionista Pedro Bauer. A entrada para o público será pela Rua Santa...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na rua dos Engenheiros, 119, bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema...
Agente Comunitários de...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de quarta-feira (19), a entrega dos primeiros tablets para os Agentes Comunitários de Saúde do município. O equipamento deverá ser utilizado no trabalho diário dos ACS, como, por exemplo, no...
Renato Andrade recebe...
PASSOS (MG) - O deputado federal Renato Andrade foi agraciado nesta quarta-feira (19), com a Medalha 20 de Julho pela Câmara dos Vereadores de Piumhi, uma indicação da amiga e vereadora Shirley Elaine Gonçalves, essa é uma homenagem aos cidadãos que se destacaram por suas atuações no município...
Cine Furnas Cultura apresenta...
SÃO JOSÉ DA BARRA (MG) - O projeto Cine Furnas Cultural apresenta, no próximo dia 27 de julho, às 20h, em São José da Barra, o espetáculo teatral 'O Auto da Compadecida'. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço. A peça narra a história...
Vereadores cobram...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - O vereador João Paulo Castro Ferreira reuniu-se na semana passada com o vice-presidente da Copasa, Júnior Miranda, para tratar da taxa de esgoto cobrada no município e do mau cheiro expelido pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Sobre esses assuntos, houve uma conversa inicial que...