SAÚDE

Febre Amarela: Novas medidas de apoio são tomadas

BELO HORIZONTE (MG) - O governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência em saúde pública na área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. O decreto NE  número 20/2017, publicado nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do Estado, é uma resposta do Governo ao surto de doenças infecciosas virais, casos prováveis de febre amarela, notificado nas imediações das cidades mencionadas.
A situação de emergência traz uma série de facilitadores para que os municípios possam combater a endemia de maneira emergencial e eficiente. Entre os benefícios está a possibilidade de promover a aquisição pública de materiais e a contratação de pessoal e serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial sem a necessidade de realizar licitação.
Em todos os casos, em que as autoridades públicas locais podem requisitar bens e serviços para atender necessidades coletivas, urgentes e transitórias, é assegurada a justa indenização ao município. Destaca-se, ainda, que a tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados ao decreto correrão em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades do Estado.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estão sendo investigados 110 casos suspeitos de febre hemorrágica aguda, dos quais 16 já tiveram respostas laboratoriais positivas para febre amarela, e os outros continuam em investigação. Foram registrados 14 óbitos, cujas causas estão sendo investigadas.
Cerca de 15 municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares estão em alerta devido a esses casos.
Sala de Situação
O decreto NE Nº20/2017 também cria a Sala de Situação, com o objetivo de monitorar as ações administrativas e favorecer o uso de informações para a tomada de decisões relacionadas ao caso. No Ministério da Saúde, por exemplo, a Sala de Situação disponibiliza informações, de forma executiva e gerencial, para subsidiar a tomada de decisão, a gestão, a prática profissional e a geração de conhecimento.
Em Minas Gerais, a Sala de Situação será composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Combate à doença
Antes do decreto, o governador Fernando Pimentel já havia anunciado medidas para conter o surto de febre amarela nas cidades afetadas. Em vídeo, o governador ressaltou que o Governo do Estado está implementando ações de prevenção nas regiões em que foram identificados casos da doença, incluindo a vacinação das populações que moram em áreas rurais. “Estamos tomando as medidas preventivas, especialmente nas áreas afetadas da zona rural. Também estamos em contato direto com as prefeituras das cidades do entorno. Acionamos a Defesa Civil para apoiar a vacinação para que todos os moradores destas regiões sejam imunizados. Todo o necessário está sendo feito e, com a ajuda de todos e conscientização da população, vamos superar este momento”, afirmou Fernando Pimentel.
Agentes de saúde estão indo a áreas rurais das cidades afetadas para fazer a imunização. A distribuição das vacinas é feita de acordo com a solicitação das Regionais de Saúde, levando em conta a capacidade de armazenagem delas e de seus municípios. Além disso, também estão sendo reforçados os leitos de hospitais dessas localidades para atendimento de casos graves.
Ações educativas para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, a vacinação dos viajantes que se destinam à Área Com Recomendação de Vacina no Brasil, e a investigação de todos os casos suspeitos são outras medidas de prevenção já anunciadas pelo Estado.
Serviços à população
A SES lançou, nesta quinta-feira (12), o hotsite que esclarece todas as dúvidas sobre a febre amarela. No endereço eletrônico www.saude.mg.gov.br/febreamarela o cidadão encontra orientações sobre vacinação, dicas de prevenção, respostas para as perguntas mais frequentes e as últimas notícias relacionadas ao assunto. A ideia da SES é desvendar mitos e levar informações claras e atualizadas à população mineira.
Seminário
O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, em Caratinga, no Território do Vale do Aço, o seminário 'Minas Gerais contra a Febre Amarela' para conscientizar a população sobre os riscos, prevenção e imunização contra a doença. A região enfrenta surto de febre amarela e o Governo de Minas Gerais acompanha e monitora os casos desde o começo. “Desde a quarta-feira passada, quando fomos notificados, técnicos do Estado mantêm contato a todo o tempo sobre a situação. Os agentes fazem monitoramento na região, intensificando a vacinação, que é a única forma de tratamento possível, e controle do vetor nas áreas rural e urbana”, esclareceu a especialista em Política e Gestão da Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Camila Caetano Bispo Subtil.
Em boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, em 2017, já foram notificados 110 casos suspeitos de febre amarela. Desse total, 20 são casos prováveis da doença, cujos pacientes apresentaram quadro clínico suspeito e exame laboratorial preliminar reagente. Pimentel, que participaria do seminário em Caratinga, teve de suspender a agenda no município por falta de teto para pouso.
Dúvidas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta quinta-feira, o hotsite que esclarece todas as dúvidas sobre a febre amarela. No endereço eletrônico www.saude.mg.gov.br/febreamarela o cidadão encontra orientações sobre vacinação, dicas de prevenção, respostas para as perguntas mais frequentes e as últimas notícias relacionadas ao assunto. A ideia da SES é desvendar mitos e levar informações claras e atualizadas à população mineira.
As principais dúvidas dos cidadãos estão relacionadas à vacinação. Afinal, quem deve vacinar? O Ministério da Saúde recomenda a vacinação às pessoas (homens e mulheres) que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata.
A vacinação também é altamente aconselhável às pessoas que vivem nas áreas endêmicas, imediações de Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema e Inhapim, onde foram notificados os casos suspeitos em Minas Gerais. A população rural e silvestre, agricultores, extrativistas e adeptos do turismo ecológico constituem o grupo de risco.
A vacina, única forma de evitar o contágio da doença, é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela está disponível nas unidades de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para as áreas de risco.
Todos os estados estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população. Em 2016, foram repassados aos estados mais de 16 milhões de doses, sendo mais de três milhões para Minas Gerais. Devido ao aumento da demanda, pode ocorrer um desabastecimento pontual em alguns municípios, mas o estoque é logo recomposto.
O atual esquema vacinal contra febre amarela é composto por uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para pessoas que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação, é preciso administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Pessoas que já receberam duas doses ao longo da vida já são consideradas imunizadas. A vacina é contraindicada a gestantes e a pacientes com neoplasia, imunodeficiência primária, imunossupressão e submetidos a transplante de órgãos, entre outros.
Segov MG
Estas informações podem ser lidas também nas seguintes redes sociais: Facebook (passosmgonline), Twitter (@eziosantos), Google+ (Ézio Santos) e podem ser compartilhadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

B
09
24-
03
WELLS---160816
07
05
08
13
E
11
22-
18
15
Yama-16.03.14

 

 

 

 

Leia mais

Concessionária inicia...
DIVINÓPOLIS (MG) - A AB Nascente das Gerais, responsável pela administração da Rodovia MG-050 no trecho que corta o município de Divinópolis, iniciou os serviços preliminares às obras de duplicação da rodovia entre os km 123,56 e km 124,92. Além da duplicação,...
Cursos oferecidos pelo Senar...
Período de 26 de fevereiro a 3 de março FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL PROMOÇÃO SOCIAL Trabalhador da mecanização agrícola / TAP - Operação com implementos SICOOB AGROCREDI (35) 3559-2727 26/02/18 a 02/03/18 Divisa Nova Trabalhador de apoio à...
Gestor de esportes do CPN...
PASSOS (MG) - O gestor de esportes do Clube Passense de Natação (CPN), Marcel Cardoso Faria, participou nesta sexta-feira (23), de duas reuniões em Belo Horizonte. O profissional representou o clube vermelho e branco na Assembleia Geral Ordinária da Federação Mineira de Vôlei (FMV) e esteve presente no...
Prefeitura entrega documentos...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, recebeu na manhã desta sexta-feira (23), o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc/MG), Luciano de Assis Fagundes e a assessora jurídica da entidade, Poliana Oliveira Fonseca, para...
Passos está em dia com...
PASSOS (MG) - A administração municipal cumpre todos os prazos referentes à conta de gastos da Educação entrando num seleto grupo de municípios brasileiros. Passos é uma das 800 (15,5%) cidades brasileiras que cumpriram todos os deveres e prazos em relação ao sexto bimestre de 2017 ao Fundo...
Dirigentes viajam para...
PASSOS (MG) - Quatro representantes do Novo Horizontino de Passos viajaram na manhã deste sábado (24), para Poço Fundo, no Sul do Estado, onde participaram da reunião do Congresso Técnico da 2a. Copa Alterosa de Futebol, com início previsto para às 9h, no Centro Pastoral. Os dirigentes da equipe do...
Fiscalização da Arsae não...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Os vereadores reuniram-se nesta quinta-feira (22) com o agente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) de Minas Gerais, Marcelo de Freitas Oliveira, que exclareceu sobre a fiscalização, em caráter...
Paraíso: Projetos...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retoma no dia 5 de março as aulas do projeto 'Xadrez nas Escolas' em oito unidades na zona urbana, quatro na rural e o distrito de Guardinha. Cerca de 4.500 alunos deverão ser...
Campo de Bom Jesus recebe...
BOM JESUS DA PENHA (MG) - “Este foi mais um compromisso assumido e cumprido com a comunidade de Bom Jesus dos Campos, distrito de São José da Barra. É uma alegria muito grande vermos a satisfação das pessoas aqui dos Campos recebendo a iluminação do Estádio Municipal Antônio...
Operação Tapa-buracos...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos, através Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, divulgou serviços executados nas vias públicas desde segunda- feira (19), e que englobam todas as necessidades de pavimentação urbana, como o serviço de Tapa-buraco em ruas, avenidas de...